quarta-feira, 4 de julho de 2012

CERVEIRA RECEBE 26º ENCONTRO DE CORAIS DA RIBEIRA DO BAIXO MINHO


Vila Nova de Cerveira vai receber, no próximo dia 7 de julho, o Encontro Internacional de Corais da Ribeira do Baixo Minho, na sua 26ª edição.
O espetáculo terá lugar às 21h00, no Auditório Municipal, numa organização do Coral Polifónico de Vila Nova de Cerveira e Coral Polifónico de Tomiño, com o apoio da Câmara Municipal de Cerveira e do Concelho de Tomiño. O evento visa promover a música polifónica e o intercâmbio cultural entre as duas margens do Baixo Minho.

O Coral Polifónico de Vila Nova de Cerveira foi o primeiro organizador deste encontro e continua a ser o seu grande impulsionador. O primeiro Encontro de Corais da Ribeira do Baixo Minho aconteceu em Vila Nova de Cerveira e a iniciativa tem-se repetido ao longo dos anos, cada ano num concelho diferente.
Em 2012 é novamente o Coral Polifónico de Vila Nova de Cerveira a assumir a organização, em conjunto com o Coral Polifónico de Tomiño. Em palco vão estar os corais de Sta. Lúcia de Moreira-Monção, Centro Artístico e Desportivo de Ponteareas, Polifónico de Verdoejo-Valença, Catedral de Tui; Polifónico de S. Teotónio-Valença, Polifónico da Guarda, Polifónico de Tomiño, Polifónico de Vila Nova de Cerveira e Orfeão de Âncora.
 Para José Manuel Carpinteira receber este evento é sempre uma alegria. O presidente da Câmara de Cerveira salienta "a perseverança e o dinamismo dos grupos corais, portugueses e galegos, desta região transfronteiriça, que ao longo dos anos vem mantendo esta iniciativa" e o fator de união que a música constitui.
José Manuel Carpinteira chama ainda a atenção para "o trabalho árduo e generoso destas coletividades que tudo fazem para manter viva esta arte e esta bela iniciativa".
 A presidente da autarquia de Tomiño, Sandra González, sublinha também o papel da música na diluição e fronteiras, enquanto linguagem universal, e diz que no caso das duas localidades, essa união é ainda mais forte.
O Encontro de Corais vai também subir ao palco no Auditório de Goian, no dia 14 de julho, pelas 20h00 (hora espanhola).

Fonte: www.cm-vncerveira.pt

Sem comentários:

Publicar um comentário