quinta-feira, 14 de junho de 2012

Quarto Laboratório Lugares Criativos (LLC) da ADDICT em Vila Nova de Cerveira

A ADDICT, Agência para o Desenvolvimento das Indústrias Criativas, vai levar a cabo o seu quarto Laboratório Lugares Criativos (LLC), que será em Vila Nova de Cerveira, no dia 15 de Junho.


A associação do Alto Minho a um território que se desenvolve e projecta através de indústrias criativas e culturais (ICC) tem sido feita, em grande medida, pelos eventos que por lá se promovem (ex. Bienal de Cerveira, festivais de música).
Nos dias de hoje, reforçar o papel das ICC na promoção do desenvolvimento territorial exige, no entanto, desenvolver estratégias mais integradas e diversificadas. Este é um dos principais desafios do Alto Minho e dos seus municípios.

• Como criar uma estratégia integrada e diversificada no âmbito das ICC, capaz de fortalecer o desenvolvimento e projecção dos municípios, individual e colectivamente?
• O que falta por fazer na cooperação entre o Alto Minho e a Galiza para potenciar as estratégias de desenvolvimento sustentadas nas ICC?

São estes os motes para uma reflexão conjunta no LLC de V.N. de Cerveira, com vista ao aprofundamento do potencial das estratégias sustentadas nas actividades culturais e criativas desenvolvidas nos diferentes municípios da região.
Todos os Laboratórios Lugares Criativos são gratuitos para Associados ADDICT, tendo um custo de 10 euros por Laboratório para o Público Geral.
As inscrições podem ser feitas em
http://addict.pt/formbuilder2/?id=54. Para além deste laboratório, a associação apresenta também a mesma iniciativa noutras cidades nortenhas e noutras datas, por exemplo em Paredes a 18 de Junho e em Braga a 20 de Junho.
Segundo a Definição incluída no "Desenvolvimento de um Cluster das Indústrias Criativas na Região Norte - Estudo Macroeconómico", as indústrias criativas são:
As actividades que têm a sua origem na criatividade individual, habilidade e talento, com potencial de criação de emprego e riqueza, através da geração e exploração da propriedade intelectual.
O conceito, originalmente desenvolvido pelo Department of Culture, Media and Sports (UK DCMS), integra um alargado leque de actividades que normalmente se apresentam com grande diversidade entre si:


• Publicidade
• Arquitectura
• Artes Visuais e Antiguidades
• Artesanato e Joalharia
• Design
• Design de Moda
• Cinema, Vídeo e Audiovisual
• Software Educacional e de Entretenimento
• Música
• Artes Performativas
• Edição
• Software e Serviços de Informática
• Televisão e Rádio

A ADDICT tem como propósito a promoção do desenvolvimento das indústrias criativas através da pesquisa, informação e coordenação do sector.

O trabalho desta agência passa também pelo desenvolvimento de Estratégias de Eficiência Colectiva (EEC), que são o conjunto de estratégias que visem a inovação, qualificação ou modernização de um agregado de empresas situadas num determinado território ou num determinado pólo, cluster, rede colaborativa ou fileira de actividades inter-relacionadas, estimulando, sempre que pertinente, a cooperação e o funcionamento em rede entre as empresas e entre estas e os centros de conhecimento e de formação.
Trata-se, assim, de um conjunto coerente e estrategicamente justificado de iniciativas integradas num Programa de Acção, visando a inovação, a qualificação ou a modernização de um agregado económico, com uma implantação espacial de expressão nacional ou regional.
Estas iniciativas estimulam a cooperação e o funcionamento em rede entre as empresas e entre estas e outros actores relevantes para a estratégia - entidades de ensino e de I&DT, de formação, de assistência tecnológica, associações empresariais, entre outras.
Este tipo de iniciativas é fundamental para o desenvolvimento sustentado das várias regiões do nosso país. A Região Norte é berço de muitos indivíduos e empresas com grande capacidade técnica, excelente trabalho demonstrado nas várias áreas de influência, que têm ainda mais a ganhar, em termos de sustentabilidade futura, visibilidade e capacidade de exportação, com uma estratégia de criação de polo competitivo ou cluster.
Para saber mais, visite:
http://addict.pt/pt/quem-somos/estrategias-eficiencia-colectiva/

Sem comentários:

Publicar um comentário