sexta-feira, 4 de maio de 2012

Polvo Grelhado e Bolinhos de Farinha Milha...

( Fonte da Imagem - http://www.atpl.pt/?n=velho_minho&cod=14&codPro=item29&codCat=29 )


Com o fim-de-semana quase a começar, deixamos-lhe como sugestão uma actividade para toda a família, começando com um maravilhoso Polvo Grelhado no restaurante Casa das Velhas.
Este prato é bastante típico em todo o litoral português sendo em quantidade a quarta espécie mais pescada no nosso país e sendo um prato que assume várias formas como em arroz, filetes ou braseado. Historicamente, a pesca desta espécie sempre foi muito simples não requerendo grandes artefactos, sendo tradicionalmente pescado através de armadilhas ou potes de barro. Actualmente, o polvo é pescado por mergulhadores de apneia que procuram-nos em buracos das rochas onde habitualmente se escondem e estão camuflados, sendo um trabalho bastante difícil e desgastante. Na mesa minhota, é primeiro cozido e, em seguida, grelhado e regado com bastante azeite e temperado com cebola e alho, sendo acompanhado de batatas a murro e servido sobre fatias de pão torrado. 
Após esta refeição, se ainda tiver espaço para sobremesa, no Sábado, dia 5 de Maio, realiza-se mais um “Lanche no Museu”. Esta iniciativa é dedicada aos Bolinhos de Farinha Milha, muito característicos desta região e da época das lavradas que agora tem lugar e vai ser realizada no Museu Regional de Paredes de Coura, a partir das 15h30. Este evento conta com a companhia de Dona Maria Dantas, uma residente da região, que lhe vai ensinar como fazer este bolinhos e certamente, terá muitas mais histórias e experiências para partilhar. 
Bom apetite e até já!
( Fonte da Imagem - http://bloguedominho.blogs.sapo.pt/278736.html )


Sem comentários:

Publicar um comentário