sexta-feira, 13 de abril de 2012

Debulho de Sável

(Fonte da Imagem - http://www.freguesiadelovelhe.pt )

A gastronomia tradicional portuguesa é influenciada por diversos factores como o calendário religioso, o calendário agrícola e a época da pesca. Passado o período pascal, chegou a altura do Rei do rio Minho, ou seja, o Sável. 
Vila Nova de Cerveira tem um relacionamento muito forte com o rio Minho e toda a sua história está intimamente ligada a actividade piscatória. Aqui o Sável é a principal espécie, pescada desde tempos remotos, contribui desde sempre para alimentar a população, mas também contribuiu para a sobrevivência económica da região. Os homens pescavam no rio enquanto as mulheres tinham a tarefa de o comercializar, indo de porta em porta apresentando o peixe. Tendo em conta que os compradores preferiam sempre as maiores postas, com mais substância, sobravam sempre a cabeça, o rabo, as postas mais pequenas e as ovas. 
Foi através do aproveitamento destas partes que surgiu o “Debulho”, um arroz de Sável aromatizado com especiarias e ervas aromáticas, tornando-se num prato bastante requisitado. Outros pratos típicos do Minho à base do Sável são o Sável Frito e de Escabeche, sendo também bastante procurados nesta altura. Bom apetite e até breve!

Sem comentários:

Publicar um comentário