sexta-feira, 2 de março de 2012

Pesca de Truta no rio Coura



Para os entusiastas da pesca desportiva gostaríamos de deixar esta notícia do site http://www.trutas.com.pt/noticias/2012/02/adiamento-da-pesca-as-trutas-no-coura-paredes-de-coura/

A Câmara de Paredes de Coura vai anunciar nos próximos dias o adiamento, de um mês, no período da pesca desportiva no concelho, face aos “valores excecionalmente reduzidos” do caudal do principal rio do concelho.
“O rio Coura apresenta, nesta altura, níveis que só se comparam aos de verão, como no final de agosto. É um caudal muito reduzido mesmo, provocado pela seca que atravessamos”, explicou hoje à Lusa Manuel Monteiro, vereador do Ambiente daquela autarquia.
A época de pesca desportiva no concelho de Paredes de Coura decorre habitualmente entre 01 de março e 31 de julho, regulamentada por edital do município, após parecer do Ministério da Agricultura.
“Face ao reduzida caudal do rio, recebemos um abaixo-assinado, de mais de trinta pescadores desportivos, a solicitar o adiamento da abertura da época, para não colocar em causa os recursos piscícolas”, acrescentou o vereador.
A autarquia acabou por “compreender e concordar”, pelo que, após consultar o Ministério da Agricultura, prepara-se para publicar agora um novo edital, adiando para 01 de abril o início da época de pesca de 2012.
“É, de facto, a melhor solução, porque o rio tem muito pouca água e há meses que não chove. E isso não é nada normal para esta época do ano”, admitiu.

De louvar o espírito deste grupo de pescadores mostrando mais uma vez a preocupação das pessoas da região em matérias de sustentabilidade e protecção ambiental. Apesar desta restrição de pesca no rio Coura, lembramos que pode optar pelos rios Minho, Lima ou Cávado dado que ambos possuem um bom caudal e onde poderão pescar trutas graúdas sem prejudicar o futuro dos recursos piscícolas. Até já!

Sem comentários:

Publicar um comentário