segunda-feira, 12 de março de 2012

Conhece a Lenda por trás do nome Cerveira?


Reza a lenda que era um vez um cervo que os Deuses do Olimpo quiseram que fosse Rei Imortal destas terras. Escolhendo a zona de Cerveira por na altura serem terras desabitadas por humanos, aqui reuniu a sua colónia de cervos, ficando esta região conhecida como “terras de cervaria” pelas pessoas das redondezas.
Vários anos passaram, com várias lutas e atrocidades que foram dizimando toda a colónia até que sobrou apenas o Rei Cervo. Durante as batalhas da Reconquista, os exércitos provenientes das montanhas asturianas à conquista do que viria a ser conhecido mais tarde como o “Condado Portucalense”, entraram nos domínios do Rei Cervo. Foi então que um jovem fidalgo desafiou o velho Rei Cervo para uma luta frente a frente. Esta luta decorreu durante muito tempo, entre árvores e ervas daninhas, até que o Rei Cervo venceu!  Este ficou com o estandarte do nobre e transformou-o no seu brasão. No entanto, os Deuses enganaram o velho Rei… Ele não seria imortal para sempre… Cansado e doente de todas as lutas, na solidão das montanhas, o velho Rei Cervo morreu.

Em memória ao outrora poderoso Rei Cervo, o Município mandou construir a famosa escultura do Cervo, da autoria do escultor José Rodrigues. Da próxima vez que estiver nas redondezas, venha visitar o Rei Cervo e admire junto dele a incrível paisagem das terras de Cerveira! Até Já!

Sem comentários:

Publicar um comentário